Sobre a APROETO

HISTÓRICO DA APROETO E A IMPORTÂNCIA DA INSTITUIÇÃO

A Associação dos Procuradores do Estado do Tocantins – APROETO, fundada em 17 de Agosto de 1994, é única entidade da carreira dos Procuradores do Estado do Tocantins, seja daqueles que se encontram em atividade, como também dos seus aposentados. É uma Associação Civil sem fins lucrativos, com sede administrativa provisória nas dependências da Procuradoria-Geral do Estado.

Os Procuradores do Estado do Tocantins é carreira Constitucional, sendo função essencial à justiça. As atribuições desta carreira estão estabelecidas na Lei Complementar Estadual n. 20/99, e tem por escopo o exercício da advocacia pública através de sua instituição, qual seja a Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins, defendendo o estado judicialmente, ingressando com ações ou respondendo aquelas contra ele propostas, e, ainda extrajudicialmente em demandas administrativas, além de ser o órgão que detém o monopólio da consultoria jurídica do Estado do Tocantins.

A APROETO possui uma sede social (clube da APROETO), situado ao final da avenida Teotônio Segurado Norte, onde os procuradores encontram seu momento de lazer, e aproveitam todas as quintas-feiras um momento de confraternização entre seus membros.

Sempre ao lado da sua Associação Nacional dos Procuradores de Estado, a APROETO foi instituída e existe para dar força ao papel institucional dos procuradores na consolidação e no fortalecimento da carreira. A sua história e os resultados estão aí para comprovar.