Com presença de autoridades representantes dos três poderes,
a Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins promoveu, na última sexta-feira
(30), uma cerimônia para celebrar os 25 anos da institucionalização da carreira
de Procurador do Estado, no Palácio Araguaia. O evento comemorou também a criação da primeira associação representativa da
categoria - Aproeto e contou com a participação da Anape,
representada pelo presidente, Telmo Lemos Filho.
"Trouxe aos colegas do Tocantins o abraço de todos os Procuradores dos Estados do Brasil nessa data tão importante, que marca a institucionalização da carreira", afirmou Telmo Lemos Filho. Na oportunidade, ele ministrou a palestra de encerramento da solenidade "O Procurador do Estado na estrutura institucional brasileira. A conformação jurídica da escolha democrática".
A realização do primeiro concurso para o cargo em 1994 é o marco da celebração. São 30 anos de atuação da PGE, porém 25 de carreira institucionalizada. “É um momento de celebrar a preservação das prerrogativas da classe e os avanços institucionais que tivemos ao longo dos anos. É um momento único, solene, e a presença da Anape só aumentou a envergadura dessa ocasião. A Anape sempre foi presente nas nossas vidas e, sempre que convidada a vir ao Tocantins, esteve presente”, destacou o presidente da Aproeto, Rodrigo Santos.
Durante o evento, Santos também ressaltou a mais recente conquista da classe, com a homologação do concurso para a PGE. O intenso trabalho de articulação entre a associação estadual, a PGE e o Governo do Estado resultou na ratificação do certame, que permitirá o ingresso de 20 novos procuradores para o quadro de ativos.
A cerimônia contou com a participação do Procurador-Geral do Estado, Nivair Vieira Borges, e do município, Mauro José Ribas, do Secretário Chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, da deputada estadual, Cláudia Lélis (PV) e de Procuradores do Estado do Tocantins. No sábado, (31) foi realizado o jantar comemorativo para os associados.
Entrevista – No
início da tarde de sexta, o presidente da Anape também deu entrevista ao programa O Povo
na TV, do SBT Tocantins. Ao lado do presidente da Aproeto, eles falaram da
importância do Procurador do Estado na defesa do erário público e dos 25 anos
de defesa das prerrogativas da carreira no estado.
Ascom Anape