63 3215-8788

Procuradores do Estado em Foco: O que faz o Procurador do Estado e como identificar se tenho vocação para a carreira?

Publicado: 01/07/2021 - 11:57


A Procuradoria-Geral tem a incumbência de representar o Estado judicial e extrajudicialmente, além de exercer o controle da legalidade e da moralidade dos atos do Poder Executivo por meio da emissão de pareceres.

Ou seja, o Procurador do Estado atua como advogado do Estado do Tocantins, defendendo-o em Juízo e prestando assessoramento jurídico para a prevenção de ilegalidades.

Dessa forma, a carreira de Procurador do Estado é uma opção interessante para todos aqueles que pretendem se tornar advogados proativos e dispostos a trabalhar por um Estado do Tocantins forte, colaborando com a redução dos gastos, o aumento da arrecadação e o acautelamento de ilicitudes.

O trabalho de Procurador do Estado traz a satisfação de observar que o dinheiro público seja utilizado com as finalidades adequadas, permitindo investimentos públicos em saúde, educação, transporte, segurança e lazer.

O ingresso à carreira de Procurador do Estado do Tocantins exige a graduação em Direito, a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a aprovação em concurso público de provas e títulos.

Para os estudantes que já estão no curso de direito, é interessante observar especial apreço pelas disciplinas afetas ao direito público, especialmente direito administrativo, direito constitucional, direito tributário e direito processual civil.

A Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins já realizou 3 (três) concursos para a seleção de Procuradores do Estado, tendo o último concurso, ainda em vigência, sido iniciado no ano de 2017.

Vitor Barbosa de Oliveira

É Procurador do Estado do Tocantins e já atuou também como procurador do Estado do Amazonas e no Município de Palmas. É Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Especialista em Direito Público pela Uniasselvi. É ainda ex-Analista de Contas do Ministério Público de Contas do Estado de Mato Grosso.

[email protected]


Praça dos Girassóis , s/n. Esplanada das Secretarias, Plano diretor- Centro. Palmas-TO, CEP: 77.054-940

63 3215-8788